A RECRIAI tem por missão promover e divulgar o conhecimento científico e técnico nas áreas das criatividade e inovação, com o objetivo de ampliar o avanço do conhecimento sobre estas áreas em países ibero-americanos.

Assim sendo, publica trabalhos aplicados as mais diversas áreas de saber, visando demonstrar as possibilidades multifacetadas de expressão da criatividade e da inovação.

A RECRIAI aceita trabalhos em português, inglês e espanhol.

Categorias de trabalhos aceitos pela RECRIAI

* Relato de pesquisa: Trabalhos originais, baseados em dados empíricos, apresentando as seções de introdução, método, resultados e discussão.

* Artigo teórico: Trabalhos que visem apresentar uma visão crítica sob um tema específico aplicado à criatividade e/ou inovação, baseando os argumento na literatura existente.

* Relato de experiência: Descrição de trabalho realizado com indivíduos, grupos ou organizações indicando um problema e uma maneira de solucioná-lo, baseando-se na literatura.

* Resenhas: Apreciação de livros ou coletâneas de relevância para a área da Criatividade e/ou Inovação), que tenham sido publicados recentemente (prazo máximo de 1 ano).

* Entrevistas de Destaque entrevistas com indivíduos que tenham sido reconhecidos como trazendo contribuições para as áreas de criatividade e/ou inovação.

* História e Memória: Reimpressão trabalhos ou documentos de difícil acesso, no sentido de preservar a história e a memória de eventos realizados pela CRIABRASILIS.

* Ensaios artísticos ou fotográficos. Ensaios visuais originais acompanhados de textos podem ser aceitos.

Processo de submissão de artigo

Os associados da CRIABRASILIS, quites com a anuidade, poderão enviar artigos para a RECRIAI , sem taxa adicional. Os demais interessados deverão consultar à secretaria da RECRIAI para informações das taxas vigentes.

Todos os manuscritos deverão ser enviados para o endereço revista_recriai@criabrasilis.org.br

Qualquer outra forma de envio não será aceita pelos Editores

Processo de avaliação

Os manuscritos que se enquadrarem nas categorias de trabalho descritas anteriormente passarão pelo seguinte processo de avaliação

1) Encaminhamento dos Editores para dois membros do Conselho Editorial / ou consultores ad-hoc. Este processo envolve a revisão cega por pares, ou seja, a avaliação é feita pelo consultores e editores sem conhecimento da identidade dos autores.

2) Recepção dos pareceres pelos Editores, com recomendação para aceitação (com ou sem modificações) ou rejeição. No caso de aceitação, serão enviadas para os autores as cópias dos pareceres sobre o artigo, estabelecendo um prazo para envio das reformulações.

3) No caso de existir conflito entre pareceres, um aceitando o artigo e outro rejeitando, será buscado um terceiro revisor para desempate.

4) A versão final em pdf do artigo será enviada aos autores, primeiramente, para correções finais antes da publicação.

Passos para submissão do artigo

O artigo completo para submissão deverá conter:

1) Folha de rosto com nome completo do artigo, em português e inglês e nome dos autores, instituições e e-mail. Agradecimentos devem vir no rodapé.

2) Folha com nome do artigo, em inglês e português, sem identificação dos autores

3) Resumo ( Português), Abstract ( Inglês), Resumen ( Espanhol)

4) Introdução ou Texto

5) Referências ( formato APA ou BNT), tenho pelo menos 30% delas obtidas nos últimos 5 anos.

6) Tabelas e/ou ilustrações ( em arquivo editável, nos formatos aceitos pela revista)

7) Caberá aos autores inserir as figuras no texto em baixa resolução (72dpi extensão jpg ou tiff) , e indicar o numero de cada figura. CASO sua submissão seja aprovada remeter figuras em pasta separada (mínimo 150dpi) e numeradas conforme as indicações do texto

Normas editoriais

Todos os manuscritos deverão ser encaminhados em fonte Times New Roman, tamanho 12, não excedendo o tamanho de 25 laudas, numerado deste a primeira folha, com espaço duplo.. O tamanho da folha deverá ser A4 com margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm), e com a extensão doc.

Deverá ser anexada um carta para a Comissão Editorial, apresentando o trabalho afirmando que é original, que não foi submetido a nenhum outro local para publicação, e indicando em qual categoria de trabalho se insere. Deve também informar se o

trabalho ( em caso de pesquisa) foi avaliado pelo Comitê de Ética com os Seres Humanos (CONEP). Esta carta deve ser assinada por todos os autores do artigo.

Não serão aceitas reproduções de documentos iconográficos publicadas em sites, livros, revistas ou periódicos, sem a expressa autorização do(s) autor(es) dos mesmos;

Outros documentos que devem ser enviados no momento da submissão são:

a) Autorização para publicação;

b) Conflito de Interesses;

c) Concessão de direitos autorais

Vide Modelos em anexo

Envio de manuscritos

O artigo deverá ser submetido exclusivamente para o email da RECRIAI revista_recriai@criabrasilis.org.br